sexta-feira, 27 de maio de 2011

10 sugestões didáticas para solução de problemas
"A pior coisa que pode acontecer aos alunos é estar em sala de aula, durante uma hora inteira, sem qualquer dúvida. Isso pode significar duas coisas: uma possibilidade muito remota do professor estar muito claro, mas mais frequentemente dele não estar nada claro." Dr. Umran Inan

01 -
Tente iniciar cada conteúdo através da criação de um problema e explicando porque é interessante e importante.
02 - Ao invés de pedir aos alunos que memorizem uma fórmula, ensiná-los a obter a fórmula e identificar suas partes.

03 - Tente a abordagem passo a passo para resolver problemas. Faça perguntas pequenas ao longo do caminho para que os alunos possam ver como a solução está sendo calculada e enfrentem questões similares com a mesma estratégia.

04 -Incentive os alunos a imaginarem maneiras de resolver o problema antes que você comece a trabalhar a solução em conjunto. Esta sugestão aproveita as habilidades dos alunos e encoraja-os a

05 - Quando você chamar os alunos, pedindo-lhes para tentar resolver um determinado problema, em vez de pedir-lhes a solução pergunte: "como eu deveria começar a trabalhar sobre este problema?" em vez de: "qual é a resposta para esse problema?"
06 - Incentivar sempre as questões da classe e evitar responder diretamente. Certifique-se que todos estão ouvindo e compreendendo a causa e, em seguida, comece a trabalhar respostas em conjunto.

07 - Se você mantém um alto grau de interação com toda a classe, eles podem estar mais dispostos a participar e fazer perguntas. Quanto mais cedo os alunos são estimulados a falar, mais provável é que vão contribuir durante o resto da aula.
08 - Tente resolver o problema de duas maneiras diferentes. Isso dá aos alunos uma compreensão melhor da forma de abordar um problema e pode impedir erros futuros. Essa técnica também prende a atenção dos alunos, porque eles vão querer ver se a resposta é a mesma em ambos os casos.
09 - Para ajudar os alunos a aprenderem a formular problemas, bem como encontrar respostas para os problemas, os alunos devem ser estimulados a apresentar situações ou problemas de temas variados, elaborando e respondendo perguntas para si próprios. Isso permite que vejam como o trabalho acontece nos níveis mais altos em sua disciplina.
10 - Antes de passar para o novo conceito, tente perguntar aos alunos questões específicas sobre um problema representante para testar o aprendizado. Os alunos, muitas vezes, evitam responder a perguntas gerais, como "Será que todo mundo entendeu?" A questão mais específica ajudará o professor a avaliar melhor se já é possível avançar.
Tradução e adaptação do texto de: Nancy Plooster, TA Development Program; University of California, Santa Barbara.
fonte: Projetos Pedagógicos Dinâmicos
Encontrado no blog:
 http://psicolucia.blogspot.com/
Plano de aula: Explorando a Leitura através do Gênero rótulo: Alfabetização e Letramento.


Ribeirão Cascalheira MT
E. E.Cel. Ondino Rodrigues Lima
Diretora: Maria José de Sousa
Coordenadora Zélia Oliveira Alonso
Professora: Lusirene Nunes Silva de Sousa                               
Público Alvo: Alunos da Articulação 1° e 2° ciclo
Duração:  do dia 01 a 30 de junho


Objetivos:                                                                                                           
  • Indagações sobre o que os alunos já sabem sobre o tema;
  • Compreender a função social dos rótulos  e em que contexto é utilizado;
  • Compreender que os rótulos são fontes de informações necessárias enquanto meio de informação ao consumidor;
  • Estimular a leitura a partir desse gênero.
  • Compreender a diferença entre rótulo e o que é logotipo;
  • Realizar, na sala de aula, a discussão sobre o consumo na atualidade e refletir sobre os seus atos de consumo, buscando que seu comportamento e atitudes contribuam para a construção de um mundo melhor.
  • Identificar a variedades de sílabas e tamanhos de palavras;
  • Trabalhar com os aspectos iconográficos, ou seja, as cores, os tipos e tamanhos de letras, as imagens;

Conteúdos:

Leitura;
Silabas
Palavras
Textos.

Metodologia:
·        convidar as famílias e as crianças a participarem deste processo. Para isso, envie um “bilhetinho” solicitando que levem para escola rótulos de produtos que possuem em casa.
·        Separar previamente uma quantidade de rótulo, de modo que cada grupo de trabalho tenha em mãos no mínimo quatro rótulos diferentes.  Observar que, entre estes quatro rótulos dois seja de um mesmo gênero. Exemplos: dois de produtos alimentícios e os outros dois de produtos de limpeza. Isso, porque vamos trabalhar com observações que gere comparações de aspectos comuns e aspectos próprios do tipo de produto.
·        Conduzir as crianças a compreender que os rótulos também são texto e que, portanto possui um objetivo social, de transmitir informações sobre o produto e ainda de atrair o consumidor.
·        Agora com os rótulos em mãos organizar as crianças grupos de quatro ou duplas Cada criança deverá estar com um rótulo sobre a mesa e  com o caderno de português. Você dará a elas um tempo de aproximadamente 10 minutos para lerem este texto e anotar as informações que consideram importantes.
·        Para os que ainda não estão   em condições de fazer este registro escrito, solicitar apenas que observem, leiam, por um tempo e então partam para a exploração oral. Mesmo que a turma consiga realizar o registro,  valorizar também nesse momento a exposição oral das crianças.
·        Fazer perguntas, dialogo  sendo  mediador de questões como:
 Solicitar que os alunos observem as cores, desenhos e palavras dos rótulos.
3) Peça que identifiquem letras.
4) Solicitar aos alunos que circulem as palavras conhecidas de cada rótulo.
5) Conversar com os alunos sobre as características dos rótulos:
­ Que desenhos aparecem nos rótulos?
­  Quais as cores do rótulo?
­ De que é o rótulo?
­ Qual é a marca do produto?
­ Você conhece essa marca?
­ Qual a data de fabricação e de validade do produto? Isto é importante? Por que?
­ Qual é o tipo da escrita (caixa alta ou cursiva)?
­ Nos rótulos, há letras do seu nome? Quais?
­Há alguma informação no rótulo que você não entendeu?
­Além de letras e cores o que mais há no rótulo que você está observando?
6) Realizar, na sala de aula, a discussão sobre o consumo na atualidade.
7) Questionar o que vem a ser produtos indispensáveis e produtos supérfluos.
8) Fazer, com a ajuda dos alunos, uma lista com nomes de produtos indispensáveis e supérfluos que eles utilizam no seu dia-a-dia.
Fazer com os alunos classificação dos rótulos: que tipo de produto se  é ( bebida, comestível, limpeza, higiene);
Realizar comparações entre os rótulos que o grupo recebeu, registrando em duas colunas que deve informar o que possuem em comum e quais são as diferenças;

Tais questionamentos fazem com que os alunos percebam  as marcas, são representadas por um logotipo próprio de cada empresa, que favorecem a identificação ao consumidor. Sem isso não poderíamos, por exemplo, saber quem fabricou determinado produto.
Separe alguns rótulos e cole cole em um painel. Com imagens grandes, para que seja possível identificar detalhes da embalagem dos produtos.   
Explicar o porquê destas diferenças. (validade menor porque possuem ingredientes naturais e, portanto são mais perecíveis) , (observar produtos que são tóxicos e que devem ser mantidos fora do alcance das crianças), (ligth ou diet), entre tantos outros.
Separar  rótulos de um mesmo produto, mas de marcas diferentes, como o exemplo a seguir, apresente-os aos alunos para que respondam:
  • Se ambos são refrigerante sabor guaraná, de que modo eu posso diferenciar um do outro?
  •  É só a cor da embalagem que diferencia?
Prepare uma lista de dez produtos que constem no painel, para criança encontrarem os produtos,  Em seguida,  indicar na tabela  qual o produto , logotipo e a marca .
Organiza um cartaz com a classificação dos rótulos  junto com os alunos: e expor o  trabalhos na sala ou mesmo em algum espaço da escola.
Recorte várias imagens de produtos, rótulos e logotipos.   
Coloque todas as imagens em uma sacola e oriente a brincadeira: 
A cada imagem apresentada, vocês deverão responder da seguinte maneira: 
  • Com uma palma se for um produto;
  •  Com uma batida de pés no chão se for um rótulo;
  • Com um estalo de dedos quando for um logotipo.
Interpretações de textos curtos a partir de rótulos que apresentem informações como “modo de usar”, ou mesmo alertas de produtos químicos  que podem causar alguma irritação ou alergia. Deste modo, além do conteúdo propriamente dito, haverá um trabalho de conscientização dos alunos.




Avaliação
Verificar se a  criança agora concebe o rótulo com um texto presente nos diversos espaços sociais, como lojas, farmácias, supermercados e  se compreendem as informações que constituem estes e porque estas irão variar de acordo com o produto. Observe a capacidade de comparar, analisar e expor idéias. E por fim, toda a criatividade que certamente utilizarão ao compor o rótulo ou mesmo criar um produto e seu rótulo.






Plano de aula : Páscoa

E.E. Cel. Ondino Rodrigues Lima

Diretora Maria José de Sousa
Coordenadora Zélia Alonso
Professora Lusirene Nunes
Público: alunos da Articulação do 1º e 2º ciclo - 2011


Objetivo Geral:
Entender o significado da Páscoa  e através da  realização de  atividades, colocar as crianças em contato, com uma das tradições brasileira, mostrando o verdadeiro significado, sentido espiritual e comercial propondo boas ações de solidariedade.

Objetivo específicos:

Entender o significado da Páscoa
Diferenciar o sentido espiritual do comercial
Propor as boas ações, a solidariedade
 Conceituais: 

Conhecer a origem da Páscoa. Perceber que é muito bom realizar boas ações, e que  isto nos faz sermos pessoas melhores.
Procedimentais:

(trabalhar a receita de bombom), memorização de  quadrinhas,cantar músicas referentes ao tema; Elaborar textos referentes ao tema;pesquisas; Confecção de cartazes; Recorte e colagem, pintura; dobraduras.

Atitudinais: 

Participação nas atividades propostas; crítica diante do comércio que envolve a páscoa; sensibilização da importância do significado da Páscoa em nossa vida; adquirir o ato das boas ações de forma espontânea e rotineira.

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Levantamento do conhecimento da criança sobre o tema.
Produção de Textos coletivos.
Conversas informais.
Leitura de quadrinhas, poesias e músicas .
Escrita espontânea.Leitura de história sobre o tema.

MATEMÁTICA:

Cores.
Problemas.

ARTES VISUAIS:
Desenho e pintura
Molde vazado
Recorte, colagem
Metodologia:
 Propor o tema, conceituação e sensibilização sobre do sentido espiritual e comercial da páscoa, defendendo os princípios da solidariedade através de atividades propostas.
Avaliação
Será continua cumulativa, caderno de bordo e avaliação será contínua, ocorrendo durante todo o processo.