Plano de aula baseado na alfabetização e letramento
E.E. Cel. Ondino Rodrigues Lima
Diretora Maria José de Sousa
Coordenadora Zélia Alonso
Professora Lusirene Nunes
Público: alunos da Articulação do 1º e 2º ciclo - 2011
Objetivos:
· Compreender a função social do calendário seus usos e funções
· Compreender os diferentes tipos de calendários utilizados socialmente ( anuais, mensais, semanais) ;
· Aprender sobre o funcionamento dos números num contexto específico: o calendário;
· Familiarizar-se com uma forma particular de organizar a informação, identificando a passagem do tempo apoiado no calendário;
· Utilizar o calendário como forma de organizar acontecimentos e compromissos, interpretando a série numérica, compreendendo certas regularidades das medidas de tempo, como dia, mês e ano.
Conteúdos
· Início da medição social do tempo; ( Uso do calendário dia do mês, dias da semana, meses do ano e anos)
· Localização, leitura, interpretação de informação matemática em calendários.
Desenvolvimento
· Apresentar o calendário à turma e perguntar quem tem um calendário parecido em casa;
· Questionamentos sobre o que os alunos tenham de conhecimento do calendário e sua função social;
· Conversa com os alunos sobre a função do calendário, e perguntar em que momento podemos consultá-lo. ( dia da semana, dia do mês, meses do ano e anos e datas importantes como a de aniversários)
· Pedir que a criança mostre no calendário o dia de hoje ( dia, mês e ano)
· Levar o calendário para o centro da roda e ajudar as crianças a marcarem a data de aniversário; (se as crianças ainda não souberem as datas de seus aniversários, consultar previamente as ficha de matrícula);
· No calendário que irá ficar fixado na parede, pedir para que os alunos marquem os dias da semana e do mês corrente o dia da aula de Articulação;
· Posteriormente, montar um quadro de aniversariantes da sua classe: colocando nome, a data do aniversário e a idade de cada um;
· Com calendário fixado no centro da mesa chamar a atenção das crianças para a organização das páginas do calendário, com a representação do mês e dos dias em forma de tabela. ( questionando – Como fazemos para saber em que coluna estão marcados os domingos e os sábados);
· Com o calendário sobre a mesa explicar aos alunos significado das palavras: quinzena, bimestre, trimestre e semestre;
· Com o calendário exposto na sala de aula, verificar com a turma, os feriados;
·Distribuiu a todos a tabela do mês e observar no calendário quantos dias tem uma semana e um mês e quantos meses tem um ano;
· Apresentar uma tabela como atividade impressa para ser preenchida por cada aluno, os dias da semana, dias do mês e ano, conforme o mês no qual será realizada a atividade;
· Após preencher a tabela, com ajuda de uma legenda colorir segundo as orientações: Pintar todos os dias de domingo de vermelho, os sábados de verde, O dia de ontem com a cor azul; o dia de amanhã com a cor amarela;
· Observando no calendário fazer as indagações: se hoje é dia ---- amanhã será dia? ------, se ontem foi ?---- Que dia é Hoje?----- .
· Em que dia da semana foi o primeiro dia do mês de? ----.Esse mês tem quantos dias? ----. Quantos dias faltam para terminarem esse mês?---Há quantos domingos nesse?--- E sábados?---- De um domingo para o outro são quantos dias?
· Escrever na lousa as adivinhações a seguir e pedir que os alunos registrem e respondam no caderno:
1 O que é, o que é? Há quem o mate por querer, sem lhe tirar nunca a vida. Pobre é todo o que o perder, e tem mais que uma medida. Tempo.
2- Qual é a coisa, que não tem pés nem patas e passa e corre, sem parar. Uns dizem que voa, mas não tem asas e outros dizem ser dinheiro, sem jamais o terem visto. Tempo.
3- O que é, o que é? São sete irmãos, cinco foram à feira e dois não. Os dias da semana.
4- O que é, o que é? Ontem será amanhã e amanhã será ontem? O hoje.
5- Qual é o dia que nunca chega? Amanhã.
6- Qual é o mês mais curto que existe? Maio, só tem quatro letras.
7- O que é, o que é? São sete irmãos, cinco têm sobrenome e dois não. Os dias da semana.
8- O que é, o que é? Que perdido uma vez, nunca mais se acha? O Tempo.
· Leitura do poema : “Calendário - (Celina Ferreira );
·Depois da leitura do poema pedir que os alunos crie seu calendário registrando os acontecimentos importantes para cada um em seu caderno;
· Pedir que os alunos escolham um dos acontecimentos importantes que registrou em seu calendário e fazer a ilustração em seu caderno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.